EN/PT
After a year interval (in 2020 the Regatta was not held due to restrictive measures to combat covid-19 pandemic), this year the city of wine early summer calendar featured once again the 37th edition Rabelo Boat Regatta which, as usual, took place on Saint John's day, 24th June 2021. It is always a good oportunity to see this historic boats in action. (more on Rabelo boats and the Regatta here).
This year the regatta had a total of 11 participants, however, Symington Family Estates vessels did not participate (Cockburn's "Quinta dos Canais, Graham's, Dow's and Warre "Cavadinha").
A XXXVII edição da Regata dos Barcos Rabelos
Depois de um ano de interregno (em 2020 a Regata não se realizou por estarem em vigor medidas restritivas de combate à pandemia covid-19), este ano o calendário de início de verão da cidade do vinho voltou a contar com a realização da 37.ª edição da Regata dos Barcos Rabelos que, como é tradição, se realizou no dia de São João, 24 de Junho 2021. É sempre uma boa oportunidade para ver em acção estes barcos históricos. (mais sobre barcos rabelos e a regata aqui)
Este ano a regata contou com um total de 11 embarcações participantes, no entanto, as embarcações da Symington Family Estates não participaram nesta edição (Cockburn's "Quinta dos Canais", Graham's, Dow's e Warre "Cavadinha").
Num início de tarde com muito sol e bom tempo, a regata teve início às 14:00. Num percurdo que começa na foz do rio Douro, na zona da Afurada em frente à Douro Marina e sobe o rio Douro até à linha de chega entre a ribeira do Porto e as caves da Sandeman em Vila Nova de Gaia. Todos os anos a hora da largada é determinada em função das marés, uma vez que a regata se realiza durante a maré cheia para evitar a navegação contra a corrente destas embarcações tradicionais, que são pesadas e difíceis de manobrar.
Iniciou-se com vento muito fraco que, no entanto, felizmente foi aumentando de intensidade ainda na primeira fase da prova e depois ao longo do percurso da regata.
A classificação final foi:
1.º: Fonseca "Panascal
2.º: Dalva "Gran Cruz"
3.º Offley
(4.º: Barros Porto - 5.º: Porto Cruz - 6.º: Taylor's "Distinto" - 7.º: Rozès - 8.º: Calém - 9.º: Sandeman "Vau" - 10.º: Porto Ferreira - 11.º: Kopke)
©Hugo Sousa Machado
more information here: