quarta-feira, 20 de setembro de 2017

The photography exhibition "Porto & Douro through the lens"


    In the Gaia historical center, on rua do Choupelo, n.º 63, in the old Croft Port wine warehouses, until the end of October, it is possible to visit a photography exhibition of the first major photographers in Portugal, dating from 1845 to 1975. A precious and beautiful selection with historical images centered on the city of Oporto and the Douro region, highlighting the places and experiences, the diferent stages of Port wine production, in the douro and on the Gaia warehouses, some palces that still exist today as well as others who have not resisted the the action of man and the passage of time.

    As part of this exhibition, a preview of the future of this site is also presented with the project called "World of Wine", sponsored by the Fladgate Partnership (which integrates the Taylor's, Fonseca, Croft and Wiese & Krohn Port wine brands), which will contribute decisivily to the wave of decharacterization and even desctruction of the physiognomy of the Gaia historic centre which has taken place in recent years.

    Following the order and texts of the exhibition, the four great entities that once had headquarters in Oporto: 

"Emílio Biel, photographer and mover of causes (1838-1915)
"Emílio Biel & Ca." was founded by Emílio Biel, who was born in Amberg, Bavaria, and died in Oporto. He was photographer of the Royal House, photographer of the ordinary people and also author of the famous collection "Art and Nature in Portugal", which was printed in photype, in 8 volumes, from 1902 to 1908, one of them dedicated to Oporto and a number of others to the Douro region.
He was the owner of a button shop and through that, representative of Coats & Clark. He was also representative of Benz and other firms, including Shuckert, a german firm that producec dymanos for electric power production. It was then that one of his major initiatives began: bringing public lighting to Vila Real by supplying the machines to "Companhia Eléctrica e Indústrial" for the production of energy. However, the start of the project was delayed by several setbacks. Hence, Biel decided to buy the cpompany and was therefore able to develop the whole project himself and bring street lighting to the city of Vila Real.
In addition to this achievement, Biel was also the driving force behind a number of other projects. He became a director of Águas do Gerês (Gerês Water Company), developed projects for the first street trams in Portugal, amassed a remarkable butterfly collection, which is currently in the Museum of Zoology of the University of Porto and considered one of the largest collections in the world. He was also a literary editor and published an edition of "Os Lusíadas", which is now considered a true rarity.
However it was photograpy that brought him to the public eye. In 1874, he bought the old Fritz shop on rua do Almada, which quickly became knowned as Casa Biel and initiated remarkable work in the world of Portuguese photography.
Biel showed the world a new side to photography: the possibility of reconciling the commercial concern with artistic and documentary values. In 1911, his company published a work called "The Douro" by Manuel Monteiro, which is profusely illustrated with his photographs and those of his contemporaries.

more information: Centro Português de Fotografia Emílio Biel & Ca. archive

Frederick William Flower (1815-1889)
Frederick Flower was a pioneer of photography in Portugal. Born in Scotland of English parents, he arrived in Oporto in 1834, at the age of nineteen, to work in the Port wine trade. Most of his photographs were taken in Oporto, Vila Nova de Gaia and other cities in Northern Portugal between about 1849 and 1859, using the calotype method developed by the english scientist William Henry Fox-Talbot and patented in 1841. Unlike the first photographic technics, such as the daguerreotype, the Fox-Talbot method used paper negatives, called calotypes or talbotypes, which could be reproduced multiple times. Whereas photographic methods were most often used for portraiture and studio photography, the calotype became primarily a medium for architectural and landscape photography. In many cases, Frederick Flower's photographs represent the first images ever made of the places and buildings they depict and are remarkable, not only for their technical and artistic merit, but for their historical and archeological value. The collection of Frederick Flower's photographs, preserved over the years by his descendants, is currently stored at the Arquivo de Documentação Fotográfica of the National Office of Cultural Heritage.

House of Alvão and its founder Domingos Alvão (1869-1946)
"The Alvão Photography studio was founded by Domingos Alvão on 2nd January 1901in the city of Porto. Domingos Alvão and António Cardoso Azevedo were the two great masters photographers of the house.
Domingos do Espirito Santo Alvão was born in Porto and died in the same city. At a very young age he went to work for the House of Biel and in 1901 he took in the International exhibition of Leipzig. Following this, in 1907, he earned the Diploma of Merit in the World Competition of Artistic and Scientific Photography in Turin, Italy, The photographs Domingos Alvão sent to competition in Leipzig and Turin were part of a collection of aroun 700 images to which he devoted part of his time. These covered landscapes and regional costumes of the Minho and Douro Litoral and where staged to match the artistic style of pictorialism. He began to win many national and international prizes when he took part in shows in Porto, Lisbon and Panamá with the series "Artistic Landscapes and Portuguese Costumes". Alvão's photographs were often used to represent Portugal on the walls of the countries embassies.

Domingos Alvão and the House of Alvão won many national and international awards which led to commissions by various institutions to carry out photographic works on their behalf. This was the case in 1933, when the Port Wine Institute requested their services to create a general photographic survey of the demarcated region of the Douro Valley. covering all aspects of production, transporttation, bottling and export of Port wine.

The House of Alvão collection was aquired by the "Instituto Português do Património Cultural" (Portuguese Institute of Cultural Heritage) and currently, the Portuguese Centre of Photography has been carrying out the physical and documentary treatment of the photographs."

More information: Centro Portugês de Fotografia archive

The Beleza Photographic Studio
"The Beleza Photographic Studio was founded by António Beleza in 1907.
Prior to this, Beleza had his own studio "Royal Foto", on rua do Almada 122, a traditional photographic studio area in the city. This was where the House of Fritz Photography was located, which Emílio Biel later bought. When Emílio Biel moved his studio to Palácio do Bolhão in 1888, António beleza took over the old studio in rua do Almada and, as was the custom, he took on other assets, including the plates, the machines and the decors. After Biel's death, he bought part of the collection which were sold i public auction.
The Beleza Photographic Studio at rua Santa Teresa attracted the bourgeois clientele and had an elegant waiting room decorated with portraits of Porto high society.
The Beleza Photographic Studio left behind a collection of several hundred thousand phtographic documents, one of the largest collectons known in Portugal, including more than 10,000 photographs of urban landscapes on glass plates. In addition, there are portraits of people from the North of Portugal, particularly of Oporto and the adjoining area.
In 2007 a full inventory of the Beleza Photographic collection was made by CEPESE and this is now available to view at espólio fotográfico português

A exposição fotográfica "Porto e Douro através da lente"
(The old "Croft" Port wine lodges / os antigos armazéns de vinho do Porto da "Croft")
    Em pleno centro histórico de Gaia, na rua do Choupelo, n.º 63, nos antigos armazéns da Croft, até final de Outubro, é possível visitar um exposição de fotografia dos primeiros principais fotógrafos em Portugal, datadas de 1845 a 1975. Um precioso espólio, com imagens históricas centradas na cidade do Porto e na região duriense, com destaque para os lugares e vivências, as fases de produção do vinho do Porto, no Douro e no Entreposto de Gaia, reconhecem-se lugares e locais que ainda hoje existem e é possível identificar, assim como outros que não resistiram à acção do homem e à passagem do tempo.

     No âmbito desta exposição, é também apresentada uma perspectiva do futuro deste local, com a apresentação do projecto chamado "World of Wine" que, com a responsabilidade e patrocínio da Fladgate Partnership (que integra as marcas de vinho do Porto, Taylor's, Fonseca, Croft e Wiese & Krohn) irá contribuir decisivamente para a vaga de acelerada descaracterização e mesmo destruição do centro histórico de Gaia que tem ocorrido nos últimos anos.

    Seguindo a ordem e os textos da exposição, as quatro grandes entidades que outrora tiveram sede no Porto:

"Emílio Biel, um fotógrafo impulsionador de causas (1838 - 1915)
A empresa Emílio Biel & Ca. foi criada por Emílio Biel, que nasceu em Amberg, na Baviera, e faleceu no Porto. Fotógrafo da Casa Real, fotógrafo do povo e autor da famosa colecção "A Arte e a Natureza em Portugal", impressa em fototipia em 8 volumes, de 1902 a 1908, com um volume dedicado ao Porto e uma série à região do Douro, Emílio Biel foi premiado em muitas exposições, com medalhas de ouro e prata.
Foi proprietário de uma casa de botões, sendo o representante da Coats & Clark, foi ainda representante da Benz e de outras firmas, entre as quais a Shuckert, uma firma alemã que fabricava dínamos para a produção de energia eléctrica. E aqui começa uma das suas grandes iniciativas: levar a iluminação pública a Vila Real, fornecendo máquinas à Companhia Eléctrica e Industrial, para a produção de energia. No entanto, alguns contratempos adiam a entrada em funcionamento do projecto e à então que Biel compra a empresa e dá ele corpo a todo o projecto, concretizando a luz pública de Vila Real.
Além desta conquista, Biel foi ainda impulsionador de causas: foi administrador da empresa Águas do Gerês e fez projectos para os primeiros carros eléctricos, elaborou uma notável colecção de borboletas, actualmente no Museu de Zoologia da Universidade do Porto, sendo considerada uma das maiores colecções do mundo. Foi ainda editor livreiro, publicando uma edição d'Os Lusíadas, actualmente considerada uma verdadeira raridade.
Mas, no entanto, é na fotografia que verdadeiramente se faz notar. Em 1874 compra a antiga Casa Fritz, na rua do Almada, que rapidamente ficou conhecida como Casa Biel, iniciando assim, um trabalho notável no panorama da fotografia portuguesa.
Podemos dizer que Biel mostrou uma nova face da fotografia, a possibilidade de conciliar a preocupação comercial com a preocupação artística e documental. Em 1911, a sua firma edita a obra "O Douro" de Manuel Monteiro, profusamente ilustrada com fotografias suas e dos seus contemporâneos."

Mais informação: arquivo do Centro Português de Fotografia, Emílio Biel & Ca.

Frederick William Flower (1815 - 1889)
"Frederick Flower foi um pioneiro da fotografia, Nascido na Escócia de pais ingleses, veio para o Porto em 1834, à idade de dezanove anos, para trabalhar no negócio do vinho do Porto. A maioria das suas fotografias foram realizadas no Porto, Vila Nova de Gaia e outras cidades do norte de Portugal, no período aproximado de 1849 a 1859, utilizando a técnica da calotipia desenvolvida pelo cientista inglês William Henry Fox-Talbot e patenteada em 1841. Ao contrário das primeiras técnicas fotográficas, com a daguerrotipia, o método Fox-Talbot empregava negativos de papel, chamados calotipos ou talbotipos, que permitiam a execução de múltiplas reproduções. Enquanto os métodos fotográficos anteriores eram mais vocacionados para os retratos e para a fotografia de estúdio, a calotipia veio a ser mais usada para a fotografia de paisagens e de arquitectura. Em muitos casos, a fotografia de Frederick William Flower constituem as primeiras imagens alguma vez captadas dos locais e dos edifícios fotografados, sendo notáveis, não apenas pela sua qualidade técnica e artística, mas pelo seu valor histórico e arqueológico. O espólio fotográfico de Frederick Flower, preservado pelos seus descendentes, encontra-se depositado no Arquivo Fotográfico da Direcção Geral do Património Cultural"

Casa Alvão e o seu fundador Domingos Alvão (1869 - 1945)
" A Casa de fotografia Alvão foi fundada e inaugurada por Domingos Alvão, em 2 de Janeiro de 1901, na cidade do Porto, casa que veio a ter dois grandes mestres fotógrafos, Domingos Alvão e Álvaro Cardoso Azevedo. 
Domingos Espiríto Santo Alvão, nasceu na freguesia da Lapa, no Porto, e morreu na mesma cidade. Ainda muito novo foi trabalhar para a casa Biel, e em 1901, participou na Exposição Internacional de Leipzig tendo em 1907 recebido um Diploma de Mérito no Concurso Mundial de Fotografia Artística e Científica de Turim, Itália. As imagens que Domingos Alvão enviou ao concurso de Leipzig e Turim faziam parte de uma recolha de cerca de 700 clichés a que ele dedicava parte do seu tempo; tratava-se de fotografias de paisagens e costumes do Minho e Douro litoral, encenadas de forma a corresponderem aos objectivos artísticos do pictorialismo. Com a série Quadros da Paisagem Artística e Costumes Portugueses, concorreu e expôs a mostras no Porto, Lisboa e Panamá, iniciando a sua enorme série de prémios nacionais e internacionais. As fotografias Alvão eram muitas vezes procuradas para representarem o país nas paredes das embaixadas.
Domingos Alvão e a Casa Alvão conquistaram imensos prémios, condecorações, medalhas e distinções nacionais e internacionais, o que levou a que fosse contactado por diversas entidades para a realização de vários trabalhos fotográficos, como é o caso do Instituto do Vinho do Porto, que em 1933, solicitou os seu serviços para o levantamento geral do território do Douro, trabalhos relativos à produção, transporte, engarrafamento e exportação do vinho do Porto.
O espólio da Casa Alvão foi adquirido pelo Instituto Português do Património Cultural (IPPC) e, actualmente, o Centro Português de Fotografia tem vindo a fazer o tratamento físico e documental das espécies fotográficas. A documentação deste fundo compreende as imagens relativas a levantamentos da área vinhateira do Douro, fábricas, hidroeléctricas, barragens, hospitais, bairros económicos, exposições, inaugurações, congressos, personalidades, paisagens, usos e costumes, regiões, localidades portuguesas, monumentos, urbanismo, transportes terrestres, retratos de estúdio e de grupo."

Mais informação: arquivo do Centro Português de Fotografia

A Fotografia Beleza
"A Fotografia Beleza é fundada por António Beleza em 1901.
Antes desta casa, António Beleza tivera a sua "Royal Foto", na rua do Almada, 122, espaço de grande tradição fotográfica da cidade. Aí estivera a Fotografia Fritz, que Emílio Biel acabaria por comprar. Quando Biel passou o seu estúdio para o Palácio do Bolhão em 1888, António Beleza ocupou o espaço da rua do Almada e, como era habitual, ainda adquiriu parte do espólio das chapas, das máquinas e dos "decors". Em concreto, sabe-se que após a morte de Emílio Biel, António Beleza comprou parte do espólio da Casa Biel, vendido em hasta pública no ano de 1916.
É na Fotografia Beleza da rua de Santa Teresa - a partir de 1918 dirigida por Moreira de Campos e, em 1935, tendo como único proprietário António Lopes Moreira - que a burguesia do Porto se revê, possuindo o estúdio uma elegante sala de espera, onde se exibiam retratos da melhor sociedade do Norte.
A Fotografia Beleza deixou um conjunto de várias centenas de milhares de documentos fotográficos - um dos maiores espólios que, até ao momento, se conhece em Portugal, no qual se incluem mais de 10 000 fotografias em chapas de vidro, de paisagens, nomeadamente paisagem urbana. As restantes espécies são retratos de pessoas do Norte, com relevância para o Porto e arredores."
Em 2007 o intitulado espólio da Foto Beleza foi inventariado pelo CEPESE estando agora disponível no portal: espólio fotográfico português

Ainda nesta temática, de referir a exposição "O Douro da Casa Alvão", promovida pelo Museu do Douro, no CICA (Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães): O Douro da Casa Alvão

(The old "Croft" Port wine lodges / Os antigos armazéns de vinho do Porto da "Croft")


quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Port Wine Day e o dia do vinho do Porto

    A toast (with Port wine)...
    to commemorate the 261st anniversary of the approval and creation of the Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro (something like the Upper Douro Vineyards Agriculture General Company) and the establishment of the first demarcated and regulated wine region in the world, with the demarcation of the "Alto Douro" vineyards in 1756.
    On the inniciative of the IVDP (Port and Douro Wine Institute) since 2014, the 10th September is officially celebrated as the international day of Port wine.

O dia do Vinho do Porto

   Um brinde (com vinho do Porto)...
    para comemorar o aniversário dos 261 anos da aprovação e criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro e da instituição da primeira região vitivinícola demarcada e regulamentada do mundo, com a demarcação das "Vinhas do Alto Douro" em 1756.
    Por iniciativa do IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), deste 2014 que o dia 10 de Setembro é celebrado oficialmente como o dia internacional do vinho do Porto.