terça-feira, 14 de outubro de 2014

# O Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto (.1)

A edição publicada no Brasil do Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto, 565 págs., Editora da Cultura, São Paulo, 2011
        
     Finalmente, a apresentação pública oficial, em Portugal - amanhã, 15 de OUtubro, às 18:00, no auditório do IVDP - de uma obra, até agora, apenas publicada no Brasil, em 2011 e que nessa edição contou com o apoio, entre outras entidades brasileiras, do Governo Federal (pelod que, dificilmente se poerá classificar de "novíssima, como se refere no site do IVDP).

     Da bibliografia publicada e dedicada ao vinho do Porto, não existia ainda um dicionário que reunisse e estruturasse a vasta informação existente. É, sem dúvida, uma obra de fôlego, resultado da experiência pessoal e de um trabalho de pesquisa dos autores, iniciado em 2005 e que se prolongou por seis anos. É uma obra fundamental na biblioteca de todos aqueles que acompanham e que se interessam pelo estudo dos temas relacionados com o vinho do Porto e a nossa História.
    Os autores são, o português Manuel Poças Pintão, responsável comercial da "Poças Júnior" durante cinco décadas e personagem de reconhecido mérito no sector e o brasileiro Carlos Cabral, enófilo e considerado o embaixador do vinho do Porto no Brasil.
          
        Não resisto a transcrever os seguintes excertos da "Introdução":

"Mais que um simples vinho, o Vinho do Porto é uma instituição nacional e tem a capacidade de representar um povo. A simples citação de seu nome ou sua presença, em qualquer ato ou festividade, remonta imediatamente à Nação portuguesa e seu povo."

"Este vinho (...) passou a ser referência constante de História, Filosofia, Sociologia, Economia, Agronomia, Enologia, Folclore, Literatura e Arte."

© HSM


Sem comentários :

Enviar um comentário